quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Encontro Cultural de Laranjeiras bate recorde de público


A XXXVIII edição do Encontro Cultural de Laranjeiras se manteve a todo o vapor. Sob o tema “Lúdica: Poder Comunicante” e com apresentações espalhadas pelos quatro cantos da cidade, o evento deste ano  bateu o recorde de público de todas as edições anteriores.

Segundo Irineu Fontes, secretário da Cultura de Laranjeiras, apesar de ainda não haver uma estimativa oficial, até a sexta-feira, dia 11, o público já estava 35% superior - se comparado com o mesmo período do Encontro de 2012. “Esses 38 anos, por si só, já provam a grandeza do evento. A avaliação, de forma geral, é muito positiva. A cidade está viva, respirando cultura”, salienta o secretário.

Ainda de acordo com Irineu, o objetivo é transformar o Encontro de Laranjeiras no maior evento de cultura popular do país. Para os laranjeirenses, o impacto do evento na cidade é bastante benéfico. “Além de valorizar a nossa cultura, o Encontro ajuda a movimentar o comércio. Eu acho ótimo”, declara a professora Estela Ribeiro Leão, que tem como atração preferida as peças teatrais.
"Além de valorizar nossa cultura, o Encontro movimenta o comércio", diz o secretário Irineu Fontes
“A prova do retorno positivo para a economia é o fato de não ter sobrado nenhum dos produtos exibidos no centro histórico, na edição do ano passado. Sejam eles artigos artesanais ou alimentícios. Esse dinheiro gira aqui dentro da cidade”, destaca o secretário Irineu.

Fonte:Infonet.com.br

Manifestações culturais

Se para o comércio os benefícios são visíveis, para a cultura sergipana, então, são inestimáveis. “O Encontro de Laranjeiras funciona como uma vitrine para os artistas de Sergipe. Aqui, a gente tem a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo e fazer um intercâmbio cultural”, destaca Anderson Charles, diretor e fundador da Companhia de Arte Mafuá.
Anderson Charles diz que o evento funciona como uma vitrine para os artistas sergipanos
O grupo, que já existe há 14 anos, participou pela 8º vez do Encontro e levou para a Praça da Matriz o espetáculo Águas de Oxalá, que aborda a questão da estética negra e religiões de origem africana. Composto por, aproximadamente, 60 pessoas, a Companhia é fruto de um Ponto de Cultura Itinerante formado por artistas naturais de Nossa Senhora do Socorro e de Aracaju, principalmente.
A Companhia de Arte Mafuá conta com músicos, dançarinos e atores que realizam oficinas para todo o tipo de público. Além disso, todo o material cênico utilizado pelo grupo é produzino pelos próprios integrantes durante as oficinas. "O espetáculo é o resultado de muito trabalho e daquilo que a gente produz nessas oficinas", enfatiza Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário