quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sergipanos e turistas se despedem do 38º Encontro Cultural de Laranjeiras



A cultura sergipana foi o centro das atenções na última semana, durante o 38º Encontro Cultural de Laranjeiras. Foram sete dias de muito folclore, dança, artes plásticas, shows e devoção. Turistas e sergipanos tomaram as ruas da cidade histórica, que guarda uma riqueza inigualável em se tratando de cultura popular por abrigar centenas de grupos folclóricos de Sergipe e de outros estados, além de um grande acervo a céu aberto de patrimônios tombados.
Paralelamente, o público também pôde conferir as demais atividades do 38º Encontro Cultural de Laranjeiras, que foi dividido em vários circuitos, a exemplo de exposições e oficinas. As exposições, que ficam em cartaz até o dia 30 deste mês, acontecem em diversos pontos; galeria Horácio Hora, e sala Cândido Aragonez, na sede da Secult, sala João Ribeiro (Biblioteca Municipal João Ribeiro), oficina-escola, no calçadão, Campus da UFS (Laranjeiras), Museu de Artes Sacras, Museu Afrobrasileiro e Casarão dos Rollemberg. Vale a pena conferir.



Música e religiosidade

Durante o final de semana Laranjeiras abrigou diversas apresentações artísticas e folclóricas nos quatro cantos da cidade. O ponto alto foi o cortejo dos grupos folclóricos na noite de sexta-feira, (11), que contou com a presença do governador em exercício Jackson Barreto, da secretária Eloísa Galdino e diversas autoridades políticas do município e do estado. Em seguida, centenas de milhares de pessoas foram animadas ao som de artistas locais e nacionais, a exemplo de Asa de Águia, Silvano Sales, Harmonia do Samba, entre outros.
Este último dia do Encontro Cultural de Laranjeiras foi dedicado ao circuito religioso, que teve início com um cortejo de grupos folclóricos pelas principais ruas da cidade e que culminou com missa e a tradicional coroação da Rainha das Taieiras na igreja São Benedito. À tarde, os brincantes e os religiosos saíram às ruas em procissão para homenagear São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e agradecer o sucesso de mais um Encontro.
O secretário municipal de Cultura, Irineu Fontes destacou a grandiosidade do Encontro Cultural. “Nos empenhamos para fazer mais esta edição do Encontro Cultural e o resultado foi que batemos recordes de público, tanto pelo dia quanto pela noite nos shows da praça de eventos. Por este motivo, temos que agradecer o empenho dos gestores de Laranjeiras e de cada parceiro”, ressaltou.
“Este, sem dúvida, foi o maior encontro de todos os tempos. A Prefeitura de Laranjeiras se empenhou ao máximo para garantir mais um sucesso da festa. Durante os sete dias debatemos os rumos da cultura e apresentamos as mais diversas atrações. Portanto, só posso considerar que este foi o maior encontro cultural. Estamos muito felizes e no ano que vem teremos mais”, frisou o prefeito José de Araújo Leite Neto, “Juca de Bala”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário